​Habitação. Sábado de manifestações por uma “Casa para Viver"
01-04-2023 - 08:27
 • Ricardo Vieira

As manifestações pelo direito à habitação marcadas vão acontecer em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Viseu, juntando uma centena de associações e coletivos.

Seis cidades portuguesas vão ser este sábado palco de manifestações do movimento “Casa para Viver", que agrega várias associações na defesa do direito à habitação.

As manifestações pelo direito à habitação marcadas vão acontecer em Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Viseu, juntando uma centena de associações e coletivos, segundo a organização.

Direito à habitação, direito à cidade e fim da exploração e do aumento do custo de vida são as três principais reivindicações dos manifestantes para garantir a meta de “casa digna para todas as pessoas”.

No manifesto, publicado na internet (https://www.casaparaviver.pt/), denunciam “a loucura das rendas e a falta de acesso à habitação” e prometem “lutar até que toda a gente tenha Casa Para Viver”.

O protesto acontece na semana em que o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o programa "Mais Habitação".

Entre as medidas incluídas no pacote agora fechado conta-se mais investimento em arrendamento acessível, o reforço de cooperativas de habitação e descidas nos impostos sobre o arrendamento.