- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, alerta que não há “soluções milagrosas” de fortalecimento do sistema imunitário contra infeção por coronavírus.
O alerta de Alexandra Bento fez-se ouvir esta segunda-feira, na conferência de imprensa diária da Direção-Geral da Saúde, de acompanhamento do surto de Covid-19 em Portugal.
“Circulam na internet alegadas soluções milagrosas para o fortalecimento do sistema imunitário. Gostaria de deixar claro. Não existem nem superalimentos, nem suplementos capazes de prevenir ou até mesmo combater a Covid-19, através do fortalecimento do sistema imunitário”, afirmou.
Alexandra Bento deixou ainda recomendações de ordem prática para a alimentação nestes dias de isolamento em casa. “Devem ser privilegiados os alimentos frescos, crus ou cozinhados”, recordando que, apesar de não haver evidência de transmissão da Covid-19 através dos alimentos, devem ser reforçadas “as regras de higiene e segurança alimentar”.
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas deixou ainda uma palavra sobre a alimentação nos lares de idosos e anunciou a existência de uma bolsa de nutricionistas que está disponível para colaborar com estas instituições.
Portugal regista esta segunda-feira 311 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que no domingo, e 11.730 infetados (mais 452), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).