A Espanha vai avançar com a administração da quarta dose da vacina contra a Covid-19 a toda a população, após recomendação da comissão de saúde criada pelo ministério espanhol.
Em entrevista ao canal televisivo "La Sexta", a ministra espanhola, Carolina Darias, esclareceu que ainda não está decidido o calendário e grupos prioritários, mas apontou a nova dose de reforço para o próximo outono.
“Estamos á espera da chegada de novas vacinas adaptadas a variantes da covid-19, como está estipulado nos contratos que assinámos com farmacêuticas”, indicou a governante, que precisará da luz verde da Comissão de Saúde Pública.
A segunda dose de reforço da vacina está atualmente disponível em Espanha para maiores de 80 anos, residentes de lares e pessoas consideradas vulneráveis - pacientes com cancro, HIV, a realizar diálise ou que realizaram recentemente um transplante. Neste momento, cerca de 50% da população espanhola já recebeu a primeira dose de reforço da vacina, mas a taxa de vacinação é baixa entre as populações mais jovens.
Em abril de 2022, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou que é ainda cedo para administrar esta quarta dose da vacina a toda a população.