Neemias Queta a uma vitória de ser o primeiro português a tornar-se campeão da NBA
14-06-2024 - 23:05
 • Renascença

Jogador luso ainda não jogou na final, mas participou nas eliminatórias anteriores do “play-off” e pode fazer história no principal campeonato de basquetebol do mundo.

É já na madrugada deste sábado que Neemias Queta pode tornar-se no primeiro português de sempre a ser campeão da NBA, o campeonato profissional de basquetebol nos Estados Unidos.

A equipa do poste luso, Boston Celtics, está a vencer a final por 3-0 contra os Dallas Mavericks. O anel de campeão é conquistado ao quarto triunfo.

A equipa de Boston registou 64 vitórias, em 82 jogos, da fase regular. Já nos “play-offs” perdeu apenas dois jogos e venceu por 15 vezes.

Na hipótese de serem campeões, os Celtics tornam-se na equipa mais titulada da NBA, com 18 títulos.

Se a final terminar 4-0 acontece uma “varridela”, uma equipa vencer uma série de “play-offs” sem permitir uma única vitória do adversário. A acontecer, será apenas a décima vez em 77 anos de liga.

Nenhuma equipa virou nos “play-offs” depois de estar a perder por 3-0. O recorde é de 156-0. Dessas 156 vezes, 15 delas levaram seis jogos e apenas em quatro ocasiões houve jogo sete.

O português Neemias ainda não somou qualquer minuto na final. A última vez que pisou a quadra foi no segundo jogo das meias-finais, na derrota por 118-94 com os Cleveland Cavaliers.

Apesar disso, Neemias Queta garantiu, a “A Bola”, que a equipa está focada: “Temos de saber que quanto mais perto estamos de ganhar a série, mas a outra equipa entra desesperada e com mais vontade de nos combater. Temos de manter os pés bem assentes na terra, é algo muito importante para nós”.

“Sabemos que vai ser um jogo mais complicado que os outros, mas sabemos que ainda não jogámos o nosso melhor basquetebol e que podemos acabar com a série aqui. Não vou negar que não me passou pela cabeça [ser campeão], mas é um pensamento secundário. Não é uma prioridade na minha cabeça”, acrescentou.

Falta a Neemias cumprir o feito de se tornar no primeiro português de sempre a jogar numas finais da NBA. Porém, mesmo que não jogue, em caso de vitória dos Celtics, o título do primeiro atleta luso a ser campeão da liga norte-americana não irá escapar.