O Governo terá aberto a porta para uma oferta pública de aquisição (OPA) do CaixaBank ao BPI depois do fim das negociações com Isabel dos Santos.
A indicação avançada este domingo, na SIC, por Luís Marques Mendes. De acordo com o ex-líder do PSD, o Governo aprovou no último conselho de ministros uma lei que retira poderes a Isabel dos Santos no BPI, desblindando os estatutos e abrindo caminho a uma OPA do CaixaBank.
“Foi aprovado o decreto-lei, como plano B. O assunto vai ter solução à mesma. O CaixaBank lança uma OPA e vão mandar na mesma [no BPI], mas vai demorar”, disse.
Marques Mendes considera que Isabel dos Santos cometeu um erro porque vai perder força.
O CaixaBank vai lançar nas próximas horas uma Oferta Pública de Aquisição sobre a totalidade do capital do BPI. A indicação está a ser avançada pela edição online do jornal "Público" e surge na sequência da ruptura do acordo entre a Santoro Finance de Isabel dos Santos e o banco espanhol.
Para que a operação possa ser bem sucedida, o Presidente da República terá de promulgar o diploma enviado pelo Governo para pôr fim à blindagem dos estatutos em vigor na instituição liderada por Fernando Ulrich.