Um multimilionário e uma engenheira ficaram, esta quinta-feira, para a História como os primeiros astronautas de um voo privado a completar uma caminhada no espaço.
O passeio é mais um êxito alcançado pela Space X, a empresa de Elon Musk, no seu desíngnio de impulsionar o turismo espacial.
Na transmissão, feita no site da Space X, foi possível ver o fundador da empresa de pagamentos Shift4 (FOUR. N), Jared Isaacman, a sair para o espaço em primeiro lugar.
Em casa, há muito trabalho a fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito - Jared Isaacman, astronauta
O empreendedor e antigo piloto financiou a missão Polaris Dawn, que partiu na terça-feira da Terra. Nos últimos dias, a nave Crew Dragon ficou a orbitar a Terra a 730 km de distância.
Com o planeta em pano de fundo, Isaacman proferiu uma frase lapidar: "Em casa, há muito trabalho a fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito".
Seguiu-se Sarah Gillis, uma engenheira que trabalha para a empresa liderada por Elon Musk.
Cada um esteve 10 minutos no espaço, enquanto outros dois colegas ficaram a observar do interior da Crew Dragon.
Elon Musk: "Por um futuro mais luminoso que o passado"
Elon Musk foi reagindo de forma entusiasta ao longo do dia ao êxito da sua empresa.
"Tente alcançar feitos maiores, Por um futuro mais luminoso que o passado, Acordando cada manhã com inspiração, Para aprender novos segredos do Universo!", escreveu o magnata sul-africano.
A missão testou com êxito um novo tipo de traje espacial mais fino e um processo para despressurizar totalmente a cabine da Crew Dragon - tecnologias pioneiras que podem vir a ser usados em futuras missões espaciais privadas.
Esta foi uma das viagens mais arriscadas que a Space X fez até à data. Neste momento, a empresa é a única capaz de enviar de forma regular seres humanos para a órbita da Terra.