A Liga de Clubes anunciou, em comunicado, que vai mudar os regulamentos para que nenhum jogo comece com menos de 13 jogadores por equipa.
Em causa está o que aconteceu no último sábado, no jogo entre Belenenses SAD e Benfica, quando a formação de Filipe Cândido entrou em campo com apenas nove elementos e sem qualquer elemento da equipa técnica no banco, devido a um surto de Covid-19.
A Liga reuniu na Cidade do Futebol com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jogadores, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), a Associação Nacional de Médicos de Futebol (AMEF) e a Mesa do Plenário das Associações Distritais e Regionais de Futebol e vão avançar para a mudança no regulamento.
"A Comissão Executiva da Liga Portugal deve criar de imediato os mecanismos legais aplicáveis para que nenhum jogo de futebol se inicie em qualquer competição com um número inferior a 13 atletas, incluindo um guarda-redes", pode ler-se.
Ainda na nota oficial, a Liga diz que o objetivo é que "nunca mais se assista ao que no sábado passado lamentavelmente sucedeu no Estádio Nacional. Os mesmos responsáveis desejam aos atletas afetados e às suas famílias uma recuperação célere e um regresso à vida desportiva no mais curto espaço de tempo possível".
O que aconteceu no Belenenses SAD-Benfica?
No sábado, o Belenenses SAD entrou em campo com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes, disponíveis para defrontar o Benfica, devido ao surto de Covid-19 que atingiu o plantel. O encontro foi suspenso no início da segunda parte, aos 48 minutos, depois de João Monteiro ter alegado lesão, deixando os azuis sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido para o desenrolar de um jogo (sete).
Na segunda-feira, o Belenenses SAD pediu a repetição do jogo com o Benfica, baseando-se no art. 45.º, n.º 4 do Regulamento de Competições, segundo o qual "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar com "natureza urgente" ao Belenenses SAD, devido à insuficiência de jogadores que levou ao fim antecipado do jogo com o Benfica, de acordo com comunicado do organismo.
[Atualizado às 14h17]