A fabricante de armas Kalashnikov apresentou esta quinta-feira o seu novo modelo de carro elétrico. A empresa russa diz que pretende rivalizar com os veículos da Tesla, de Elon Musk.
O novo carro, chamado CV-1, foi apresentado numa exposição de artigos de defesa na Rússia. O protótipo exibido é um carro azul claro, em estilo retro, inspirado num modelo soviético desenvolvido na década de 1970, conhecido como Izh-Kombi.
A Kalashnikov afirma ter desenvolvido tecnologia de ponta para o seu “supercarro elétrico”, que terá uma autonomia de 350 quilómetros.
“Essa tecnologia vai permitir-nos estar em linha com outros fabricantes mundiais de carros elétricos, como a Tesla, e competir com eles”, disse um porta-voz da empresa à agência de notícias Sputnik.
Nos últimos tempos, a fabricantes de armas tem tentado expandir a marca. Já lançou linhas de roupas, guarda-chuvas e capas de telemóveis.
Nas redes sociais, a notícia foi recebida com reações hesitantes por parte dos russos. Na página oficial da empresa é possível ler alguns comentários como “boa piada” ou “os vossos tanques são ótimos, mas seria melhor se ficassem longe dos carros”.
No início da semana, os internautas já tinham ridicularizado o novo robô bípede revelado pela empresa. A máquina dourada, com 4,5 toneladas e quatro metros de altura rapidamente se tornou alvo de memes.