O furacão “Irma”, que alcançou terra na costa oeste da Florida no domingo à tarde, baixou para categoria 2, numa escala de cinco, anunciou o centro americano de furacões.
Cerca das 17h00 em Miami (22h00 em Lisboa), o “Irma” localizava-se a uma dezena de quilómetros a norte da localidade balneária de Naples e dirigia-se para o norte da península a uma velocidade de 22 quilómetros/hora.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a declaração de calamidade para a Florida e aprovou a libertação de fundos para apoio às vítimas.
A depressão, que deverá manter-se como furacão até segunda-feira de manhã, estava a causar ventos de 175 km/h e deverá causar grandes inundações.
Estes ventos são sentidos num raio de 130 quilómetros do olho do furacão, enquanto os ventos geralmente associados a uma tempestade tropical fazem-se sentir num raio de 350 quilómetros, sublinha o mesmo centro.
Depois de viajar ao longo da costa, a previsão aponta que o Irma se vire mais para o interior do norte e o sudoeste da Geórgia, na tarde de segunda-feira.
O furacão já causou três mortos no estado da Florida, depois de ter deixado um rasto de destruição e de ter provocado cerca de 30 mortes, na sua passagem pelo Caribe.
Já o furacão “José” também perdeu força nas últimas horas e está agora em categoria 3, mas ainda longe de terra.