O FC Porto tem sido a melhor equipa do campeonato, mas também sido favorecido pelas arbitragens.
A afirmação pertence ao antigo presidnete do Sporting, Filipe Soares Franco, que em entrevista a Bola Branca, analisa o momento dos leões e a luta com o FC Porto nas principais provas do calendário do futebol português: campeonato e a Taça de Portugal.
Os azuis e brancos estão muito perto da conquista da I Liga e até podem fazer a festa já na próxima segunda-feira.
Para Filipe Soares Franco, o FC Porto tem sido melhor, mas o seu prevísivel triunfo no campeonato tem dedo dos árbitros.
"Até hoje, o Porto foi melhor, há que reconhecer. Tem tido a sorte pelo seu lado, mas tem feito por ter sorte. Não quero aqui levantar falsos testemunhos, mas o FC Porto também tem sido beneficiado pelas arbitragens e jogou muitos jogos contra dez jogadores. O campeonato fica marcado por isso, também", refere.
Sporting em quebra física
Na última noite, o FC Porto bateu o Sporting no Estádio do Dragão por 1-0, confirmando o apuramento para a final da Taça de Portugal.
Para Filipe Soares Franco, o Sporting está a quebrar fisicamente, ao contrário do FC Porto.
"O Sporting até foi superior ao Porto na primeira parte, mas teve uma quebra física na segunda parte do jogo. A equipa teve muitos mais jogos do que no ano passado e está a acusar o desgaste. O Porto também teve, mas não se nota tanto", nota.
Derrotas com Santa Clara e Braga decisivas
Esta foi uma semana má, com a eliminação da Taça e o natural adeus ao título, depois da derrota com o Benfica.
Filipe Soares Franco enumera os momentos em que no seu entender os leões perderam a luta pelo título.
"Foi uma semana má, mas são coisas que acontecem. No campeonato, as coisas já não estavam fáceis porque perdeu mal dois jogos [Santa Clara e Sporting de Braga]. A direção, administração da SAD e equipa técnica têm feito um excelente trabalho, mas são coisas que acontecem e há que pensar já no futuro", acrescenta.
Fraca inspiração de Pote e Paulinho
Para Soares Franco, as dificuldades para marcar golos também contribuiram para que o Sporting não tenha repetido a prestação da epoca passada.
O antigo presidente aponta à má forma de jogadores como Pedro Gonçalves e Paulinho, dois futebolistas do plantel leonino. Agora, rerere, há que garantir o segundo lugar da classificação, na Liga.
"O campeonato está a chegar ao fim, há que assegurar o segundo lugar que dá apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões e pensar já na próxima época", conclui.