Os Estados Unidos da América (EUA) vão anunciar, esta sexta-feira, um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de dois mil milhões de dólares, de acordo com uma fonte oficial citada pela CNN Internacional.
A mesma fonte adianta que uma parte dos fundos será utilizada para financiar a produção de munições, nos Estados Unidos.
A lista de material militar a enviar para a Ucrânia irá incluir mísseis HIMARS, vários tipos de veículos aéreos não tripulados, equipamento de limpeza de minas e equipamento de comunicações. Excluída fica a entrega de aviões de combate, tal como tem vindo a pedir o Governo de Kiev.
Em entrevista à CNN Internacional, o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, declarou: “Os caças F-16 não são capacidade fundamental de que a Ucrânia precisa nas suas necessidades atuais”.
Na mesma entrevista, Jake Sullivan reitera que os Estados Unidos estão preparados para “apoiar a Ucrânia a longo prazo” e garante que “a Rússia já perdeu esta guerra”.
Também esta sexta-feira, dia em que se passa um ano desde a invasão russa da Ucrânia, a administração do Presidente norte-americano, Joe Biden, deverá anunciar mais sanções contra Moscovo.
Em comunicado, o Conselho Europeu veio expressar apoio ao Governo de Kiev, no "plano político, económico, humanitário, financeiro e militar” e comunica que se prepara para adotar um décimo pacote de sanções contra a Rússia, o que deve acontecer esta sexta-feira.