O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, um processo disciplinar a David Neres, devido a provocações nas celebrações do título do Benfica.
Em comunicado, o CD dá conta da instauração do processo "por deliberação da secção profissional, de 30 de maio de 2023, tendo por objeto apuramento da eventual relevância disciplinar de factualidade constante de notícias divulgadas na comunicação social".
Na madrugada de sábado para domingo, durante os festejos do título do Benfca, David Neres publicou comentários no Instagram em jeito de provocação aos internacionais portugueses Otávio, do FC Porto, e Pedro Gonçalves, do Sporting, e aos dois clubes rivais, que acabaram nos segundo e quarto lugares da I Liga, respetivamente.
"O processo foi enviado, dia 31 de maio de 2023, à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução", remata o CD, em comunicado.
O FC Porto tinha anunciado avançar com uma participação ao CD da FPF contra David Neres, tendo em conta o caso ocorrido na última época.
Em 2021/22, os portistas Diogo Costa, Wilson Manafá, Fábio Cardoso e Otávio foram sancionados com um jogo de suspensão, cumprido no primeiro jogo da atual temporada, devido a cânticos provocatórios entoados contra o Benfica durante as comemorações do campeonato conquistado na Luz.
Os processos disciplinares instaurados à SAD do Porto e aos quatro jogadores em causa resultaram de uma participação apresentada pelo Benfica. Costa, Manafá, Cardoso e Otávio falharam, por causa desse castigo, a Supertaça de 2022, frente ao Tondela.