Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Poucos minutos antes de haver o anúncio oficial de que Lisboa vai receber a Final Eight da Liga dos Campeões em agosto, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, referiu que a decisão resulta de um “grande envolvimento” da Direção Geral da Saúde (DGS) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e seguiu a lógica da retoma do campeonato nacional". O governante garantiu toda a segurança no mini-torneio.
Para Lacerda Sales, esta decisão revela o “desenrolar de uma evolução natural” que deu confiança aos organismos internacionais para trazer a competição europeia a Portugal.
O secretário de Estado garante que vão existir circuitos bem definidos e testagens aos jogadores.
“Será uma boa decisão dos organismos internacionais trazer a competição para Portugal”, afiança. Dando como referência o campeonato nacional, sublinha que "os jogos têm sido assegurados com o máximo de segurança possível".
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que Lisboa é uma cidade segura para o efeito. “Lisboa e Vale do Tejo tem esta situação porque estamos a procurá-la ativamente. Continua a ser uma região segura.”
"Este modelo tem resultado com a Federação para o campeonato português, obviamente também resultará para a Champions. Espero que Portugal seja escolhido", acrescentou Graça Freitas, o que se veio a confirmar esta quarta-feira à tarde.
Já sobre a presença de público nos jogos da final a oito da Liga dos Campeões, Graça Freitas considera “precoce dizer seja o que for”, mas garantiu que a Direção Geral da Saúde “tem um parceiro essencial na avaliação da situação”, que é a Federação Portuguesa de Futebol.
“Será sempre com a Federação que equacionaremos estas questões”, disse Graça Freitas. “O que quer que a DGS faça, fá-lo-à avaliando concretamente a situação específica desta competição” juntamente com a Federação.
A final a oito da prova, com sete jogos - quartos de final e meias-finais a uma mão, mais a final - vai realizar-se em Lisboa, anunciou esta quarta-feira a UEFA.
O mini-torneio da Liga dos Campeões será jogado à porta fechada, em 11 dias, entre 12 e 23 de agosto. Os "quartos" estão marcados para 12 a 15 e as meias-finais para 18 e 19. A grande final será a 23 de agosto.