O Partido Trabalhista, liderado por Kier Starmer, vence as eleições legislativas desta quinta-feira no Reino Unido com maioria absoluta robusta, avança uma projeção divulgada pela BBC. O Partido Conservador sofre uma derrota histórica.
As assembleias de voto encerraram pelas 22h00 e começou a contagem oficial dos votos.
Os trabalhistas regressam ao poder ao fim de 14 anos de governo do Partido Conservador. Kier Starmer será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, a confirmarem-se as projeções.
De acordo com a projeção divulgada pela BBC, o Partido Trabalhista deverá chegar aos 410 deputados num Parlamento com 650 lugares.
O Partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, não deverá ir além dos 131 assentos na Câmara dos Comuns. Perdem 241 deputados em relação às últimas eleições. É o pior resultado desde a fundação do partido, em 1834.
Na terceira posição surgem os Liberais Democratas, de Ed Davey, com uma previsão de 61 deputados, seguidos do partido nacionalista Reform UK, de Nigel Farage, com 13 assentos no Parlamento de Londres.
Na quarta posição desta projeção divulgada após o fecho das urnas aparece o Partido Nacionalista Escocês (SNP, na sigla inglesa), com 10 deputados. O SNP perde 38 assentos, nesta projeção, e é um dos derrotados da noite.
Seguem-se o Partido de Gales com 4 deputados e do Partido Unionista Conservador com dois deputados.
O primeiro-ministro, Rishi Sunak, anunciou em maio a convocação de eleições legislativas antecipadas, numa altura em que os conservadores tinham 20 pontos de desvantagem sobre os trabalhistas nas sondagens. Sunak esperava recuperar, mas os planos saíram furados ao líder conservador.
O Partido Trabalhista deverá agora ascender ao poder ao fim de uma travessia do deserto de 14 anos na oposição. Sir Kier Starmer, o provável novo primeiro-ministro britânico, tem 61 anos e destacou-se como advogado de direitos humanos, antes de ingressar na política.
Numa mensagem publicada nas redes sociais, Kier Starmer agradeceu a todos os que votaram e confiaram no Partido Trabalhista.
"A todos os que fizeram campanha pelos trabalhistas nestas eleições, a todos os que votaram em nós e depositaram a sua confiança no nosso novo Partido Trabalhista – obrigado", escreveu Starmer.