A Comissão Europeia acaba de transferir para Portugal mais uma tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo primeiro-ministro durante os cumprimentos de boas festas ao Presidente da República.
António Costa diz que apenas ficam a faltar desta tranche 700 milhões que chegarão nos primeiros dias de 2024.
“Podemos chegar hoje aqui com uma boa notícia. A Comissão Europeia acabou hoje mesmo de aprovar a transferência para Portugal, já na próxima semana, de um montante correspondente ao essencial dos terceiros e quartos pagamentos do PRR. São 2.400 milhões de euros. Creio que há só mais um país que vai receber o quarto pagamento. Há uma pequena parte que fica por pagar, são 700 milhões de euros que serão pagos nos primeiros meses do ano”, disse o primeiro-ministro demissionário.
Nesta sessão de cumprimentos em Belém, António Costa adiantou também que a maioria absoluta do PS irá confirmar sem alterações o diploma que regula as ordens profissionais e que foi vetado pelo Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa acusou o toque começando por reconhecer a alegria pela nova tranche do PRR.
“Eu registo com alegria as notícias que dá do PRR. Tentei contribuir à minha maneira perante 21 ordens profissionais que gostariam todas que tivessem sido vetados os seus estatutos, foram vetados apenas sete, 14 foram promulgados”, declarou o Presidente da República.
“Imagine com que estado de espírito dos profissionais, porque era uma modificação e aí temos uma divergência desde sempre na visão da matéria. Uma das várias de que não se falava publicamente. Mas o que é facto é tudo a tempo de os desembolsos terem ocorrido, menos 700 milhões que virão a caminho oportunamente”, sublinhou.