​Primeiro-ministro faz perguntas para saber o que falhou em Pedrógão Grande
20-06-2017 - 00:42

António Costa emitiu um despacho a exigir esclarecimentos a várias entidades, anunciou o secretário de Estado da Administração Interna em declarações à RTP.

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


O Governo quer saber o que falhou no grande incêndio de Pedrógão Grande, que fez pelo menos 64 mortos e mais de 130 feridos.

O primeiro-ministro, António Costa, emitiu esta segunda-feira um despacho a exigir esclarecimentos a várias entidades, anunciou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, em declarações à RTP.

“O senhor ministro fez hoje um despacho em que exige esclarecimentos ao IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] para saber as condições atmosféricas e climáticas naquele dia, o que houve de anormal e o que há para ser explicado”, referiu Jorge Gomes no programa “Prós e Contras”.

Em segundo lugar, António Costa quer saber “se houve falha de comunicações do sistema do Estado”, o SIRESP.

No mesmo despacho, pediu “o esclarecimento do encerramento ou não encerramento da estrada nacional” 236, entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, onde morreram 47 pessoas.

“Este Governo não está à espera que passe o tempo para ficarmos com a culpa a morrer de solteira”, garante o secretário de Estado da Administração Interna.