O tenista português João Sousa qualificou-se para a segunda ronda do torneio de Pune, ao vencer em três sets o indiano Arjun Kadhe, que participou por convite, na estreia na prova do circuito "challenger".
João Sousa, 137.º classificado do ranking mundial, sentiu muitas dificuldades para bater um tenista posicionado mais de 600 lugares abaixo na hierarquia da ATP, na qual ocupa a 778.ª posição, impondo-se por 6-7 (5-7), 7-6 (7-4) e 6-2, após duas horas e 29 minutos de confronto.
O tenista natural de Guimarães, de 32 anos, conseguiu quebrar duas vezes o serviço de Kadhe durante o set inicial, mas o indiano respondeu de imediato em ambas as ocasiões (3-3 e 4-4), levando o encontro da prova indiana para o "tie-break", que decidiu a seu favor.
Os dois jogadores seguraram os seus jogos de serviço durante o parcial seguinte, decidido de novo no desempate, desta vez favorável a João Sousa, que "quebrou" Kadhe por duas vezes a abrir o terceiro set e fechou o encontro de forma mais confortável.
Na segunda ronda, o jogador português enfrentará um adversário menos acessível, o italiano Gianluca Mager, 67.º classificado do ranking mundial e terceiro cabeça de série do torneio de Pune, em piso duro.