Veja também:
- Guerra na Ucrânia ao minuto
- Reportagens na fronteira com a Ucrânia
- Armas nucleares. Quantas existem e quantos países as têm?
- A um passo dos crimes de guerra. Bombas de fragmentação e termobáricas na Ucrânia
- Todas as notícias sobre a Guerra na Ucrânia
- Quem é Volodymyr Zelensky?
- Como ajudar a Ucrânia e os ucranianos?
O Presidente da Ucrânia aceitou o convite para discursar no Parlamento português por videochamada. A informação foi confirmada à Renascença por fonte do gabinete do presidente Assembleia da República.
A data para o discurso ainda não foi escolhida.
O convite a Volodymyr Zelenskiy foi feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em articulação com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Na Assembleia da República, o partido Pessoas-Animais-Natureza foi quem lançou a ideia de realizar uma sessão solene com Zelenskiy por videoconferência. A proposta foi analisada na quarta-feira, na reunião de conferência de líderes, tendo sido aprovada, embora o PCP se tenha manifestado contra.
"A Assembleia da República, enquanto órgão de soberania, não deve ter um papel para contribuir para a confrontação, para o conflito, para a corrida aos armamentos. O seu papel deve ser exatamente o oposto. O papel da Assembleia da República deve ser um papel em defesa da paz", sustentou a deputada e líder da bancada parlamentar comunista Paula Santos.