Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Desde sexta-feira, 160 mil portugueses já agendaram a vacinação através do portal da Direção-Geral de Saúde, quando foi inaugurado este serviço online.
A informação foi confirmada à Renascença pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
O Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a Covid-19 está disponível aqui.
Quais os passos?
- Quando os utentes fazem esta opção é-lhes apresentada a primeira data disponível, podendo os utentes aceitá-la ou escolher outra mais conveniente.
- No caso de não haver vagas disponíveis, os utentes podem optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma data, noutro ponto de vacinação.
- Depois, o utente que realizou esta inscrição receberá um SMS com a hora precisa em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. O envio da mensagem está dependente de o utente não ter sido ainda convocado para vacinação ou não ter contraído Covid-19 (enquanto estes pressupostos se mantiverem).
A vacina da Jonhson & Johnson deve começar a ser administrada em Portugal esta semana. A sua utilização estava prevista para esta segunda-feira, mas foi adiada.
Segundo a RTP, o atraso pode estar relacionado com o parecer da Comissão Técnica de Vacinação, que ainda não foi divulgado.
Desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 834.442 casos confirmados de Covid-19 e 16.965 óbitos associados à doença.
A nível mundial a Covid-19 provocou, pelo menos, 3.100.659 mortos, resultantes de mais de 146,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.