Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Portugal já administrou mais de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e espera receber ainda este mês 1,2 milhões de doses adicionais que se juntam a 1,6 milhões de doses contratualizadas a fornecedores.
"Portugal continental ultrapassou a marca dos 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas à população, que permitiram vacinar mais de 6,8 milhões de pessoas, pelo menos com uma dose, das quais mais de 6,1 milhões têm o esquema vacinal completo", refere o Ministério da Saúde em nota divulgada esta quinta-feira.
Na mesma nota, o Ministério da Saúde refere ainda que o país espera receber ao longo deste mês mais 1,2 milhões de doses de vacinas.
"Será de assinalar a expectativa de entrega de mais de 1,2 milhões de vacinas adicionais, durante o mês de agosto, que se irão somar às 1,6 milhões de doses de vacinas já esperadas e decorrentes dos contratos iniciais com as empresas fornecedoras de vacinas", adianta o documento.
O Ministério da Saúde destaca o "compromisso de todos os envolvidos no processo" de vacinação, como profissionais de saúde, forças de segurança e forças armadas, entre outros, para ter sido atingido "um marco" de 12 milhões de doses administradas, assim como os esforços para adquirir vacinas adicionais.
A pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.247.424 mortos em todo o mundo, entre mais de 200,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.422 pessoas e foram registados 979.987 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.