Valor T. A prova de que é possível encontrar talento na diferença
30-06-2023 - 12:58
 • Diogo Camilo , Filipa Ribeiro

Ricardo Monis tem 95% de incapacidade. Antes de conhecer o projeto da Santa Casa nunca tinha sido chamado para uma entrevista. João Jantarada tem paralisia cerebral e tem o objetivo de tirar um doutoramento em Física. Antes da Valor T nunca tinha conseguido oportunidades de emprego.

A procura por um emprego é difícil, mas mais difícil é encontrar um emprego com incapacidades físicas. Para criar oportunidades para todos e combater este estigma, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criou a Valor T, uma agência de empregabilidade com deficiência.

O podcast Dar Voz às Causas da Renascença foi conhecer dois jovens que entraram no mundo do trabalho graças à Valor T. Ricardo Monis tem 95% de incapacidade, está a escrever o segundo livro e é uma estrela nas redes sociais. Antes de conhecer o projeto da Santa Casa nunca tinha sido chamado para uma entrevista, agora trabalha numa multinacional.

João Jantarada tem paralisia cerebral tem o objetivo de tirar um doutoramento em Física e não perde uma final da Eurovisão. Antes da Valor T nunca tinha conseguido oportunidades de emprego, hoje trabalha na sede da Caixa Geral de Depósitos.

Esta quinta-feira, em entrevista com Paulino Coelho, a diretora, Vanda Nunes, defendeu que a agência "trata cada pessoa como uma pessoa" e que cerca de 250 pessoas já encontraram emprego graças à Valor T.

Existem mais de 1.600 pessoas registadas no Valor T, que são acompanhadas por técnicos para encontrar uma oportunidade nas cerca de 180 empresas com quem têm parceria.