Veja também:
Caravanas de ajuda humanitária das Nações Unidas conseguiram entrar, esta quarta-feira, em cinco cidades da Síria cercadas pelas forças governamentais.
Centenas de camiões transportaram bens essenciais, como alimentos, água e medicamentos a cerca de 100 mil pessoas, avança a ONU.
“Hoje, chegámos a cinco cidades cercadas que necessitavam urgentemente de assistência humanitária. As colunas levaram ajuda que pode salvar vidas, incluindo comida, equipamentos e mantimentos médicos, vacinas e itens sanitários para quase 100 mil pessoas a precisar de ajuda”, disse o coordenador da ajuda humanitária para a Síria, Yacoub El Hillo.
As Nações Unidas adiantam que, para quinta-feira, em Genebra, está marcado um encontro do grupo de acção humanitária, para avaliar as condições de acesso às zonas cercadas.
Na semana passada, os Estados Unidos, a Rússia e as potências regionais chegaram a um acordo de cessar-fogo. O objectivo é conseguir levar assistência humanitária a mais de 400 mil pessoas, que vivem em 15 zonas da Síria cercadas pelas forças governamentais, forças rebeldes e pelos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico.