O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou este sábado a pianista Maria João Pires com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que considerou ser "um exemplo de excelência de Portugal no mundo".
Depois de um recital de piano, perante o Corpo Diplomático acreditado em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a pianista foi agraciada por Marcelo Rebelo de Sousa, a quarta condecoração de Maria João Pires.
"É um exemplo de excelência de Portugal e é um exemplo de excelência de Portugal no mundo. É pois natural e justo que seja em frente do mundo que eu a condecore como merece por projetar Portugal e a excelência portuguesa", elogiou o chefe de Estado, antes de lhe entregar a condecoração.
Maria João Pires, também em breves palavras, agradeceu a condecoração, que disse ter recebido "com símbolo de coragem, esperança, partilha e força, para enfrentar e ajudar a construir o mundo das próximas gerações melhor, mais cheio de harmonia e de verdade".
No discurso aos diplomatas, o Presidente da República elogiou o percurso do país. Marcelo Rebelo de Sousa apelou à "prevenção pedagógica contra o ódio, a intolerância, a xenofobia, o racismo”.