Substituto natural de Otamendi no Benfica é António Silva
27-08-2022 - 20:24
 • Inês Braga Sampaio

Roger Schmidt explica porque optou por lançar António Silva, de 18 anos, frente ao Boavista, quando tinha Vertonghen ao dispor.

Roger Schmidt explicou, este sábado, que apostou em António Silva para o lugar do castigado Nicolás Otamendi, na visita ao Boavista, porque o português é o substituto natural do argentino no plantel do Benfica.

Em declarações à Sport TV, após a vitória, por 3-0, sobre o Boavista, Schmidt foi questionado sobre o porquê de ter dado a titularidade ao central da formação, de 18 anos, quando tinha Jan Vertonghen ao dispor.

"O substituto natural para a posição de central do lado direito é o António. Se sentíssemos que o António não estava preparado, podíamos inventar um pouco e jogar com dois centrais canhotos, mas ele fez uma grande pré-época e hoje [este sábado] mostrou que pode jogar pela equipa principal. Viu o cartão amarelo muito cedo, mas depois jogou de forma muito inteligente, mantendo a calma, e mostrou bom entendimento com o Morato. Fiquei muito contente com ele", afirmou o técnico alemão.

Já na antevisão da partida, Schmidt tinha reconhecido que o problema de Vertonghen, habituado a jogar sempre e que quer estar no Mundial, no fim do ano, e que para tal precisa de minutos, é a boa forma de Morato:

"O Morato esteve muito bem desde o início da pré-época. Os internacionais vieram mais tarde e o Morato tirou partido disso. Quando um jogador está a exibir-se bem, tem bons argumentos para ficar na equipa. O Jan [Vertonghen] é um grande jogador, uma excelente pessoa, está habituado a jogar sempre, mas neste momento o Morato está bem."

Duas sentenças a Vertonghen que deixam antever que o horizonte, para o central internacional belga, de 35 anos, não é muito favorável. Vertonghen foi indiscutível nas duas primeiras épocas no Benfica.