O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou esta noite a sua "profunda consternação e enorme indignação" pelo ataque que causou pelo menos oito mortos em Manhattan, Nova Iorque, manifestando a sua solidariedade com o povo norte-americano.
"Foi com profunda consternação e enorme indignação que tomei conhecimento do ataque com recurso a múltiplos atropelamentos ocorrido esta tarde em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, que provocou vítimas mortais e muitos feridos", refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República.
O Presidente da República manifestou "em seu nome e em nome do povo português", a sua solidariedade para com o povo americano e para com as famílias das vítimas.
Pelo menos oito pessoas morreram esta terça-feira e 11 ficaram feridas quando um homem conduziu uma carrinha para uma ciclovia movimentada perto do memorial do World Trade Center, em Manhattan, Nova Iorque.
Segundo o presidente da Câmara da cidade, Bill de Blasio, o ataque foi "um acto de terrorismo".
A carrinha, que tinha sido alugada, atingiu várias pessoas, com o condutor a abandonar depois a viatura com duas armas de imitação nas mãos.
O homem foi de seguida atingido pelas autoridades no abdómen e acabou por ser detido, com as autoridades a referirem que está a ser operado e que é esperado que sobreviva.
A ocorrência a ser investigada como um possível caso de terrorismo.