O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, garantiu esta segunda-feira que pagou "muitos milhões de dólares em impostos", mas referiu também que tinha direito a uma redução de contribuições e créditos fiscais.
Foi desta forma que o Presidente republicano respondeu, numa série de publicações no Twitter, à reportagem do "New York Times" publicada no domingo à noite. A investigação revela que Trump pagou apenas 750 dólares em impostos federais por ano em 2016 e 2017, depois de anos a declarar perdas pesadas com as suas empresas.
"Paguei muitos milhões de dólares em impostos, mas tinha direito, como qualquer pessoa, a uma redução de contribuições e créditos fiscais", escreveu no Twitter. "Estou extremamente subavaliado - tenho muito pouca dívida em comparação com o valor dos ativos."
O Presidente republicano, que enfrentará o rival democrata Joe Biden na noite de terça-feira no primeiro debate antes das eleições presidenciais de 3 de novembro, asseverou que tinha "ativos extraordinários" e alardeou uma declaração financeira "muito impressionante".
Até agora, Trump recusou divulgar as suas declarações fiscais, como todos os Presidentes e candidatos presidenciais norte-americanos têm feito ao longo de décadas. O atual chefe de Estado diz que é porque está sob auditoria do IRS, mas a agência fiscal já garantiu que não há razão para ele não divulgar os seus impostos enquanto estiver sob auditoria.
Trump tem centenas de milhões de dólares em dívidas que usa para evitar pagar impostos, revelou o NYT. O Presidente norte-americano acusa o jornal de ter obtido ilegalmente as suas informações fiscais, algo que o diário nova-iorquino já negou.