O Serviço da Catequese (SDC) da Diocese de Leiria-Fátima volta a realizar, dois anos depois, a grande atividade que junta os catequistas e jovens da catequese da adolescência.
O Encontro Diocesano de Adolescentes (ENDIAD) tem lugar no próximo sábado, dia 7 de maio, no recinto do Santuário de Fátima e vai contar com a presença de mais de 900 adolescentes a que se juntam os seus cerca de 200 catequistas.
Segundo o padre José Henrique Pedrosa, que dirige todo o setor da catequese, a atividade está “pensada numa perspetiva de fazer o lançamento para a JMJ” e o sucesso das dinâmicas a desenvolver durante o dia “vão depender muito do acompanhamento que é feito pelos catequistas nos seus próprios grupos”.
“Para além do sentido da Fé, do encontro e do convívio entre todos, há uma temática que permite fazer uma caminhada dentro do próprio grupo, num ambiente diferente”, esclarece o sacerdote.
O tema escolhido para o ENDIAD é “Dispostos ao Sim”, e está enquadrado em episódios do evangelho onde Maria tem uma presença ativa.
Durante a manhã, as atividades serão realizadas autonomamente por cada grupo de participantes e obrigará ao recurso de tecnologia, nomeadamente dispositivos móveis, para a leitura de códigos QR localizados em oito pontos diferentes do recinto do Santuário.
À tarde, o sentido é redirecionado para a JMJ: os grupos passarão por cinco postos entre o Centro Pastoral Paulo VI e a casa de São Bento de Labre, dinamizados por jovens que integram os Comités Organizadores Vicariais (COV).
No final, entre as 17h00 e as 18h00, realiza-se a festa da atividade, no grande auditório do Centro Pastoral Paulo VI, que terá a presença do grupo musical “Banda Missio” que animará todos os participantes, nomeadamente com a interpretação do tema que é hino da Jornada Mundial da Juventude do próximo ano.
Do programa consta a celebração da Eucaristia às 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade, a ser presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas.
Os cerca de 1200 participantes no ENDIAD correspondem aos 116 grupos inscritos que são provenientes de mais de metade das paróquias da diocese. Para ajudar na organização o SDC conta com a ajuda de inúmeros voluntários.