Alto Comissariado para as Migrações cria linha direta para apoiar os refugiados ucranianos
25-02-2022 - 20:52
 • Renascença

Foi criado um email e disponibilizado um número de telefone para ajudar a tratar de assuntos relacionados com o acolhimento em Portugal.

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) criou um e-mail específico e uma Linha de Apoio a Migrantes, em ucraniano para os refugiados que venham daquele país.

Os contatos disponibilizados são sosucrania@acm.gov.pt, que serve para que seja dada informação aos cidadãos que queiram vir para Portugal, para além de também estar disponível a Linha de Apoio a Migrantes, em ucraniano, através do contacto +351 218 106 191.

"Para saída da Ucrânia e vinda para Portugal os cidadãos podem também contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos contactos seguintes", diz o comunicado do ACM.

O ACM reuniu esta sexta-feira com o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha. "Este agradeceu a disponibilidade do ACM em convocar esta reunião, pois tem recebido pedidos de ajuda de cidadãos/ãs ucranianos/as que se encontram na Ucrânia e outros que se encontram em Portugal", lê-se no mesmo comunicado.

Ouvido pela Renascença, o presidenteda Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, disse que "mais uma vez mostra a humanidade dos portugueses e a solidariedade com os ucranianos".

"Amanhã vamos convocar uma reunião dos voluntários, para coordenar e criar uma página única com toda a informação para pedir ajuda", diz.

Sadokha defende que esta "é uma linha para resolver as questões relacionadas com esta tragédia".