Madeira pede estudo sobre meios aéreos de combate a incêndios
10-08-2016 - 21:39

Presidente do governo regional diz que essa é uma questão que se discute há muitos anos e que existem "pareceres contraditórios sobre a matéria".

Veja também:


O presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, vai pedir um parecer técnico para saber se é possível e seguro utilizar meios aéreos de combate aos incêndios na ilha.

Questionado pelos jornalistas por que razão não há meios aéreos na ilha, Miguel Albuquerque respondeu que existem pareceres a favor e contra.

“Há muitos anos que se discute se a Madeira deve ter ou não meios aéreos de combate aos fogos. Há um conjunto de pareceres contraditórios sobre a matéria.”

O governante madeirense explica que “há quem diga que as condições climatéricas e urográficas da Madeira têm condições, mas há técnicos que dizem que é quase impossível e é suicidária fazê-lo, por causa dos ventos e dos vales”.

Perante a vaga de incêndios desta semana, Miguel Albuquerque anunciou que vai pedir ao Governo de Lisboa um estudo sobre a matéria.

“Vou resolver a questão, vou pedir um parecer técnico ao Governo, o mais rapidamente possível, para me darem um parecer relativamente a esta matéria”, declarou o líder madeirense.

Miguel Albuquerque falava aos jornalistas durante uma visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Madeira para acompanhar a situação dos incêndios.