Um asteróide, grande o suficiente para destruir uma cidade, vai passar entre as órbitas da Terra e da Lua este fim de semana, mas sem risco de colisão.
Chamado de “2023 DZ2”, o calhau espacial foi descoberto há cerca de um mês e, no sábado, passará a cerca de 515 mil quilómetros da Lua, antes de atravessar a Terra horas depois.
Com 40 a 90 metros de diâmetro, o asteróide é grande o suficiente para destruir uma cidade. “Não existe hipóteses deste ‘destruidor de cidades’ atingir a Terra, mas a sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações”, indicou o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Europeia (AEE).
De acordo com a NASA, esta é uma oportunidade importante para astrónomos conhecerem mais sobre asteróides. Ao passar a cerca de 68 mil quilómetros da Terra, o “2023 DZ2” será visível através de binóculos ou pequenos telescópios em todo o mundo.
No hemisfério norte pode ser visto como se fosse uma pequena estrela em movimento, de sudeste para este das constelações de Orion, Cão Maior e Cão Menor.
O corpo astronómico deverá depois voltar à órbita da Terra em 2026, mas o asteroide não será uma ameaça ao planeta.