A campanha de Natal e Ano Novo da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) começa esta quarta-feira e este ano tem imagens "mais duras" que edições anteriores ao mostrar o outro lado das consequências dos acidentes, nomeadamente o que se passa nos hospitais.
A campanha "O melhor presente é estar presente" vai decorrer até 02 de janeiro de 2024 para apelar a todos os que circulam nas estradas e ruas que o façam em segurança e vai estar presente nas televisões, rádio, imprensa nacional, regional e local, rede multibanco, painéis 'led' nas estações de serviço e cartazes.
Durante o período da campanha da ANSR decorrem, em simultâneo, ações de sensibilização, prevenção e fiscalização da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que começam em 15 de dezembro.
Dados provisórios, a que agência Lusa teve acesso, indicam que a PSP e a GNR registaram, entre 01 de janeiro e 11 de dezembro deste ano, 123.391 acidentes rodoviários, 442 vítimas mortais, 2.279 feridos graves e 38.548 feridos ligeiros.
Em comparação com o mesmo período de 2022, registaram mais 7.556 acidentes (6,5%), mais cinco mortos (1,1%), mais 147 feridos graves (6,8%) e mais 2.039 (5,5%).