Veja também:
Um mês depois da morte de Alberto Uderzo, um dos ilustradores que criou em conjunto com René Goscinny a famosa personagem de Astérix, é anunciado que o audiolivro “O Menir de Ouro”, editado em 1967, será agora transformado em livro e chegará ao mercado em outubro.
Segundo a editora Leya, a publicação de banda desenha está marcada para 21 de outubro, a nível internacional, e sairá em simultâneo no nosso país. Como sempre, em muitas das aventuras da dupla Astérix e Obélix, “reina a agitação na aldeia gaulesa”.
A história começa com o bardo: “Cacofonix decidiu participar no famoso concurso de canto dos bardos gauleses para conquistar o Menir de Ouro! Para o protegerem neste certame seguido de perto pelos romanos, Astérix e Obélix ficam encarregados de o acompanhar: eles não devem perder Cacofonix de vista, mesmo correndo o risco de… ficarem surdos.”
O livro promete, e as ilustrações foram digitalizadas e tratadas. A Leya explica que “os colaboradores históricos de Albert Uderzo tiveram de recorrer a todo o seu talento druídico para restaurar os desenhos de acordo com a vontade do cocriador de Astérix”.
Ainda trabalhado sobre o olhar atento de Uderzo, este novo álbum de banda desenhada propõe “um novo grafismo com uma paginação mais forte, para permitir que o leitor mergulhe mais a fundo nos textos e desenhos destes dois génios da nona arte”, explica o grupo editorial.
Uderzo supervisionou “o minucioso trabalho de restauro” desenvolvido pelos seus colaboradores.
O livro sairá com a chancela das Edições ASA conta também com uma “atualização e calibragem das cores, fiel ao acabamento vintage”.
A par da edição do livro, sairá também em outubro, em formato digital, a gravação áudio da história.
As primeiras aventuras de Astérix datam de 1959. Uderzo e Goscinny publicaram, juntos 24 livros ao longo de uma colaboração de mais de 26 anos. As aventuras dos “irredutíveis gauleses” estão traduzidas para 111 línguas, incluindo o mirandês e já venderam em todo o mundo 380 milhões de cópias.