Parlamento Europeu homenageia Sassoli na segunda-feira
11-01-2022 - 17:57
 • Rosário Silva

David Sassoli morreu, esta terça-feira, aos 65 anos.

O Parlamento Europeu (PE) anunciou que vai “honrar a memória” de David Sassoli, falecido hoje, numa cerimónia marcada para a próxima segunda-feira, dia 17, em Estrasburgo, na França.

A homenagem será feita no decorrer da abertura da sessão plenária do PE, com a presença do antigo eurodeputado e primeiro-ministro italiano Enrico Letta.

O presidente do PE, David Sassoli, faleceu esta madrugada em Aviano (Itália), onde se encontrava hospitalizado desde 26 de dezembro. Membro do PE desde 2009, foi eleito presidente da instituição em julho de 2019 para a primeira metade da legislatura.

No comunicado enviado à Renascença, o Parlamento Europeu recorda que “o presidente Sassoli adotou medidas extraordinárias que permitiram ao PE desempenhar as suas funções e exercer as suas prerrogativas durante a pandemia, ao abrigo dos Tratados”.

Por outro lado, acrescenta, “desempenhou também um papel de destaque na defesa de um orçamento de longo prazo da UE ambicioso e de um mecanismo de recuperação eficaz”.

A instituição alude também ao seu “papel de liderança”, quando demonstrou a “solidariedade do PE”, para com os mais necessitados, no inicio da pandemia, “com ações de apoio nas cidades que acolhem a instituição, como a distribuição de refeições a associações de caridade e a utilização de edifícios do PE para o acolhimento de mulheres vítimas de violência”.

Sassoli é igualmente apontado como um homem “determinado” no que toca a retirar ilações da crise pandémica, tendo ainda lançado “um abrangente exercício de reflexão com os eurodeputados sobre como reforçar a democracia parlamentar”.

A eleição do novo presidente do hemiciclo europeu mantém-se como, de resto já estava já previsto, para a próxima terça-feira, dia 18 de janeiro.

O velório de David Sassoli vai decorrer em Roma, no dia 13, quinta-feira, das 10:00 às 18:00 (hora local), na Sala della Protomoteca de Campidoglio. As cerimónias fúnebres terão lugar na sexta-feira, dia 14 de janeiro, ao meio dia, na Basílica de Santa Maria degli Angeli.