Portugal e China estão a entrar no melhor período da História, afirmou esta terça-feira o Presidente chinês, Xi Jinping.
Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, o líder do governo de Pequim disse que Portugal tem uma ótima posição geográfica e como passagem para a nova Rota da Seda
Também mostrou interesse em acelerar o Centro de Cultura da China em Lisboa e em reforçar a troca de estudantes inter-universidades, falando da amizade entre os dois países como uma força motriz.
Xi Jinping convidou o Presidente português a visitar a China no próximo ano e Marcelo Rebelo de Sousa aceitou. A deslocação vai acontecer em abril do próximo ano.
O Presidente português defendeu que China e Portugal podem trabalhar em conjunto pela valorização do direito internacional, desde logo, nas Nações Unidas, pelo multilateralismo e pelos direitos humanos.
O chefe de Estado referiu que os dois países estão "longe em termos geográficos" e têm "aliados muito diferentes", mas defendeu: "Isso não nos impede de trabalharmos em conjunto para a valorização do papel do direto internacional, das organizações internacionais, a começar nas Nações Unidas".
"Nem de defender o multilateralismo, os direitos humanos, a resolução pacífica dos conflitos. Nem de apoiarmos o livre comércio e as pontes de entendimento entre Estados e povos. E estarmos em permanência atentos ao ambiente e às alterações climáticas", acrescentou.