Zelensky agradece caças F-16, Rússia alerta para a "escalada do conflito"
21-08-2023 - 13:10
 • Beatriz Pereira

O Presidente ucraniano relembrou que outras partes da Europa estarão em risco se a Rússia tiver sucesso na invasão da Ucrânia.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já agradeceu o envio de dezenas de caças F-16 por parte dos Países Baixos e da Dinamarca para a ajuda no combate à guerra.

O agradecimento acontece esta segunda-feira, diretamente da Dinamarca, onde está de visita e também um dia após ter sido anunciado que os Países Baixos e Dinamarca vão fornecer caças F-16 à Ucrânia.

“Hoje estou aqui para dizer obrigado pessoalmente. Obrigado a todos por nos ajudarem nesta difícil luta pela liberdade”, disse o presidente ucraniano perante o parlamento dinamarquês.

“A Rússia diz abertamente que a Ucrânia não é suficiente. Querem continuar a levar o sofrimento para a Europa e para o resto do mundo”, diz Zelensky.

Num discurso no parlamento de Copenhaga, onde chegou esta manhã, recebido com aplausos e acompanhado pela primeira-dama Olena Zelenska, o presidente ucraniano relembrou que "todos os vizinhos da Rússia estão ameaçados se a Ucrânia não prevalecer".

“Quando Putin ordenou a invasão apenas acreditava na sua coluna de veículos militares, no poder das explosões de mísseis russos. Ele acreditava que a crueldade é capaz de reescrever a História de todo um continente. Ele confiava na violência e isso é por que ele é mais fraco”, afirma.

“Obrigado, Dinamarca, por ajudarem a Ucrânia a tornar-se invencível”, expressa Zelensky no final do discurso no parlamento dinarmarquês.

Rússia avisa que envio F-16 à Ucrânia vai provocar "escalada do conflito"

Na manhã em que Zelensky agradeceu o envio de caças F-16 à Ucrânia, a Rússia condenou a nova informação, dando o alerta que a entrega das aeronaves vão levar à escalada do conflito.

"O facto de a Dinamarca ter decidido agora doar 19 aeronaves F-16 para a Ucrânia leva a uma escalada do conflito", disse o embaixador russo Vladimir Barbin, citado pela agência Reuters.

"Ao refugiar-se na premissa de que a própria Ucrânia deve determinar as condições para a paz, a Dinamarca procura, com as suas ações e palavras, deixar a Ucrânia sem outra escolha a não ser continuar o confronto militar com a Rússia”, acrescentou.

Segundo partilhado na rede social X, Zelensky diz quer a Ucrânia receberá 42 grandes aeronaves de combate, tendo a Dinamarca prometido 19 caças F-16, que podem ser entregues no final do ano, quando o treinamento dos pilotos com duração de quatro a seis meses for concluído.