Elon Musk está a recolher os dados dos utilizadores da rede social X (antigo Twitter) para treinar um novo chatbot, o Grok. A recolha de dados não foi anunciada, nem sequer a criação da opção para sair da recolha de dados, o que já valeu críticas ao dono da rede social pelo regulador irlandês de proteção de dados.
Os utilizadores da rede social começaram a dar conta da alteração na passada sexta-feira, dia 26 de julho, publicando tweets em que dão conta da opção para as publicações não serem usadas para treinar o chatbot da empresa de Elon Musk, a xAI.
Não é conhecida a data de início da recolha de dados, nem da criação da opção em que todos os utilizadores ficaram com a recolha de dados ativada como opção padrão.
Ao jornal "Politico", um porta-voz da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, a principal autoridade europeia para lidar com a rede social X, disse que estava em conversações com a empresa de Elon Musk há vários meses, pelo que ficou "surpreendida" pelos desenvolvimentos de sexta-feira.
A tentativa de recolha de dados dos utilizadores esbarra no Regulamento Geral de Proteção de Dados, uma lei europeia que reforçou os direitos dos cidadãos europeus sobre os seus dados pessoais na interação com serviços e empresas.
O Grok foi lançado em novembro de 2023, como tentativa de concorrência ao mais conhecido ChatGPT. Em março, a empresa anunciou o lançamento de uma nova versão do chatbot.
Para desativar a recolha de dados, é necessário ir às definições da conta na rede social, selecionar a opção de "Privacidade e Segurança", e navegar até à opção "Grok" na secção "Compartilhamento e personalização de dados".