A ministra da Saúde, Marta Temido, convoca todos os sindicatos de enfermeiros, incluindo os dois que estão em greve, para uma reunião conjunta, na sexta-feira.
“Empenhado em discutir com os profissionais de enfermagem, esta reunião tem como principais objetivos desenvolver uma reflexão conjunta sobre o atual quadro na área da saúde e, em especial da enfermagem e do desenvolvimento da profissão”, refere o gabinete da ministra, em comunicado.
O Ministério da Saúde defende a “necessidade de consensos que dignifiquem a profissão e que respondam às necessidades de cuidados de saúde de todas as pessoas”.
A reunião marcada para sexta-feira “é realizada à margem das negociações com os sindicatos, estando o Ministério da Saúde a envidar todos os esforços no sentido de garantir a continuidade das negociações que estão em curso”, sublinha o comunicado.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) levantou esta terça-feira a greve marcada para os dias 26, 27 e 28 de dezembro.
A Ordem dos Enfermeiros defendeu a necessidade de um acordo urgente entre o Governo e os sindicatos em relação à "greve cirúrgica", alertando para o adiamento de mais de sete mil cirurgias.