O ex-socialista Emmanuel Macron e a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, vão à segunda volta. Desta vez, as sondagens não falharam e foram estes os dois nomes que os franceses escolheram para constar do boletim de voto, na segunda volta da corrida ao Eliseu, a 7 de Maio.
Os cerca de 8.4 milhões (23.75%) de votos deram a liderança ao ex-ministro de Hollande, bem à frente do candidato do seu antigo partido, Hamon, que não foi além dos quase 7%.
A candidata da extrema-direita bate o melhor resultado da história do partido e tem agora pela frente a tarefa de derrotar o candidato que já recebeu o apoio dos socialistas e dos Republicanos de Fillon para a segunda volta.
Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que assistiu a um aumento na popularidade na recta final da corrida eleitoral, ficou em quarto lugar, com quase a mesma percentagem de votos do que o candidato da direita conservadora, François Fillon.
Dupont-Aignan, Lassalle, Poutou, Asselineau, Arthaud e Cheminade, os restantes candidatos numa corrida a 11, conseguiram, somados, 8.84% dos votos dos franceses.