Os Estados Unidos atacaram esta sexta-feira cerca de 90 alvos no Iraque e na Síria.
Os bombardeamentos são a resposta ao ataque com "drones" de domingo, na Jordânia, que matou três militares norte-americanos e provocou 40 feridos.
No ataque estiveram envolvidos aviões bombardeiros de longo curso que partiram de bases nos EUA, avança o Comando Central dos Estados Unidos, citado pela BBC.
Os alvos da ação dos Estados Unidos são grupos armados apoiados pelo Irão, que operação no Iraque e na Síria, avançam fontes militares à estação CBS News.
Mais de 125 mísseis foram utilizados contra instalações do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irão (IRGC) e outros grupos aliados.
As bombas norte-americanas visaram centros de comando e de operações, centros de inteligência, paióis de armamento e instalações de logística.
"Quem fizer mal à América, terá resposta"
O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse esta sexta-feira ter ordenado os ataques no Iraque e na Síria e que a resposta dos EUA vai continuar.
"A nossa resposta começou hoje. Vai prosseguir quando e onde decidirmos", frisou Biden, em comunicado.
O líder norte-americano garante que o seu país "não quer conflitos no Médio Oriente ou em qualquer parte do mundo", mas "quem fizer mal à América, terá resposta".
No dia do ataque contra uma base norte-americana na Jordânia, Joe Biden, atribuiu o ataque a grupos de milícias apoiados pelo Irão.
Joe Biden avisou que os Estados Unidos "responsabilizarão todos os responsáveis no momento e da maneira que for escolhida".
Em todo o caso, defendeu que não deve haver uma "guerra mais ampla" no Médio Oriente, depois de as tensões terem aumentado após o início do conflito entre Israel e o Hamas.
As tropas norte-americanas há muito que utilizam a Jordânia como base militar. Cerca de três mil soldados norte-americanos estão normalmente estacionados na Jordânia.
Desde o início da guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, em outubro, que as tropas norte-americanas no Iraque e na Síria têm enfrentado ataques de drones e mísseis às suas bases.
O ataque à Jordânia foi o primeiro que tem como alvo as tropas norte-americanas na Jordânia durante a guerra.