Os comboios de alta velocidade em França estão com falhas, depois de terem sido vandalizados durante a madrugada, no dia em que arrancam os Jogos Olímpicos em Paris.
As linhas atlântica, norte e este do TGV francês foram incendiadas e cabos de ligação cortados durante a noite, de forma deliberada, o que pode provocar distúrbios ao funcionamento do serviço.
"Isto é um ataque em grande escala para paralisar a nossa rede de transportes", avisou o responsável da SNCF - a operadora local de comboios.
Os comboios estão a ser desviados para outras pistas, mas muitas viagens previstas para esta sexta-feira vão mesmo ser canceladas. A SNFC, a empresa pública de transporte ferroviário, estima que pelo menos 800 mil clientes sejam afetados.
As perturbações devem prolongar-se por todo o fim de semana.
Em declarações à BFMTV, Amélie Ouidéa-Castera, ministra dos Desportos, dos Olímpicos e dos Paralímpicos francesa, já veio condenar estes atos, esperando que não afetem o arranque dos Olímpicos
A linha de alta velocidade do sudeste de França mantém o serviço em pleno, porque as autoridades intercetaram e impediram atos semelhantes de vandalismo.
Ainda não se sabe se há detidos ou suspeitos e qual foi a motivação destes ataques.
[Atualizado às 08h50]