Domingos Paciência considera que a chamada de Vitinha à seleção principal é "natural". O antigo treinador e ex-jogador do FC Porto argumenta que o médio "tem tido um crescimento sustentado e com uma preponderância muito grande na dinâmica daquilo que é o jogo do Porto".
"É natural que Fernando Santos esteja atento", acrescenta. Domingos Paciência acredita que o percurso de Vtitinha nas camadas jovens da seleção - estava na convocatória de Rui Jorge para os sub-21 - pesou na decisão do selecionador.
"O Vitinha é um jogador que faz parte das seleções, já tem um percurso de seleções e é natural que esses jogadores tenham sempre mais prioridade", observa. O jovem do Futebol Clube do Porto foi figura de destaque no Europeu de sub-19, em 2019, equipa na qual era capitão, e mais recentemente, no Europeu de sub-21, onde foi titular na final perdida diante da Alemanha.
O jogador, de 22 anos, não integrou as escolhas iniciais do selecionador para o "play-off" de apuramento para o Mundial 2022, mas foi chamado de urgência, para compensar a ausência de Rúben Neves, lesionado.
O médio é muito elogiado pela antiga glória dos dragões, que fala num jogador que "cada vez mais está a encher o campo, está a encher os adeptos, principalmente os do Porto. Acho que isso é importante para ele, é importante para o Porto, portanto, acho que esta chamada acaba por ser merecida".
A convocatória à seleção A é o corooar de uma época, que vem sendo muito positiva, e que já foi reconhecida com dois prémios de "melhor médio", atribuídos pela Liga Portugal.
Vitinha poderá estrear-se pela seleção principal no jogo com a Turquia, na quinta-feira, no Dragão, a contar para as meias-finais do "play-off" de apuramento para o Mundial 2022. O jogo é às 19h45 e tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
Se Portugal vencer a Turquia, defronta, a 29 de março, o vencedor da outra meia-final disputada entre Itália e Macedónia do Norte.