Veja também:
- Discurso de Marcelo na íntegra em Kiev. "A fronteira portuguesa é a fronteira da Ucrânia"
- Guerra na Ucrânia. Marcelo apela a retirada imediata das tropas da Rússia
- Guerra na Ucrânia. Marcelo admite colaboração de Portugal na investigação ao massacre de Bucha
- Fotogaleria. As primeiras horas de Marcelo na Ucrânia
- Marcelo encontra-se com Zelensky na quinta-feira
- Marcelo em Kiev para "mostrar a solidariedade à Ucrânia em todos os domínios"
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu esta quarta-feira a ajuda humanitária portuguesa e a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Kiev.
Em resposta a perguntas da imprensa portuguesa após a Cimeira da Plataforma da Crimeia, o Presidente da Ucrânia declarou-se "muito agradecido a Portugal pela ajuda humanitária", que também está a colaborar "na questão da desminagem".
"Fiquei muito feliz pela presença do Presidente português na sua primeira visita", disse Zelensky. "Há cada vez mais países e essas vozes são cada vez mais importantes para aplicar a nossa Fórmula pela Paz. Estamos a preparar a Cimeira da Fórmula da Paz e conseguir a maioria dos países do nosso lado é uma tarefa muito difícil," confessou.
O Presidente ucraniano declarou que "cada passo, cada tijolo neste edifício é importante" antes de afirmar que os parceiros "são muito importantes".
"Honestamente, isto seria muito difícil sem eles. Tivemos falta de armamento, de artilharia, sem entrar em detalhes. Não daremos essa informação à Federação Russa”, disse Volodymyr Zelensky.
O Presidente ucraniano apontou que "a vitória no campo de batalha é importante", mas que o país está a trabalhar "em diferentes esferas".
"As pessoas que estão a reconstruir o país são importantes. A preparação do inverno no sector da energia é importante, lembrem-se que tivemos que combater os apagões", recordou Zelensky.