​Bruxelas alerta Lisboa para gastos com saúde
29-05-2018 - 12:50

A semana fica marcada pelo alerta da Comissão Europeia a Portugal para que tenha maior controlo com as despesas no sector da saúde.

Nas recomendações específicas da Comissão Europeia, divulgadas esta quarta-feira, esta medida foi apontada como uma das formas de acelerar a redução da dívida pública. O comissário Pierre Moscovici reconheceu que a economia portuguesa continua a crescer de forma robusta, mas alertou para a existência de alguns desequilíbrios que têm de ser controlados.

A semana fica também sublinhada pelo reconhecimento do fundador do Facebook de que não tem sido feito o suficiente na protecção dos dados pessoais dos utilizadores. Mark Zuckerberg pediu mesmo desculpa pelo que tem sucedido e, em particular, pelo caso Cambridge Analytica.

A preocupar a Europa por estes dias, a solução governativa encontrada em Itália, que envolve um conjunto de Eurocépticos. Apesar da turbulência que tem provocado na economia europeia - sobretudo com o aumento dos juros das dívidas soberanas - o Ministro das Finanças e o Presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, assegura não existir nenhuma preocupação especial com o processo italiano, mas resta saber se esta declaração institucional reflete o sentimento da Europa relativamente a Itália.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus