O Presidente brasileiro, Lula da Silva, seguirá para Madrid depois de discursar na Assembleia da República e não estará presente durante a sessão comemorativa do 25 de Abril, confirmaram fontes oficiais brasileiras.
"A informação que nós recebemos foi que o Presidente foi convidado para uma sessão especial para ele, para que ele fale com a Assembleia", confirmou em conferência de imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília, a secretária de Europa e América do Norte, Embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, quando questionada pela Lusa.
"Em principio ele partiria já com destino a Madrid e não participaria da sessão comemorativa do 25 de Abril. Essa é a informação que eu tenho no momento", acrescentou a diplomata brasileira que estará presente na comitiva de Lula da Silva.
O Presidente brasileiro parte hoje de Brasília às 22:00 (02:00 de sexta-feira em Lisboa) e deverá aterrar na sexta-feira de manhã na capital portuguesa para uma visita de Estado de cinco dias.
A programação de Lula da Silva em Portugal arranca às 10:30 de sábado com a cerimónia de boas vindas com honras militares na Praça do Império em Lisboa e termina na terça-feira, 25 de Abril, na Assembleia da República, numa sessão organizada para o próprio e que antecede a sessão solene de comemoração do 25 de Abril.
Lula da Silva segue depois para Madrid com uma agenda que incluiu reuniões com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, Filipe VI de Espanha e ainda um fórum empresarial.
.
MIM // RBF.
Lusa/Fim.