O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo Nabeiro - Delta Cafés morreu hoje aos 91 anos, vitima de doença, no hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.
“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos”, confirmou minutos depois, a família, em comunicado.
No mesmo comunicado, a família recorda o legado do patriarca. “O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida”. Rui Nabeiro fundou o seu próprio negócio em 1961, a Delta Cafés.
“Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.
Hospitalizado e em estado crítico
Já esta manhã havia sido notociado que Rui Nabeiro, o fundador do grupo Delta, se encontrava hospitalizado devido a doença respiratória.
A família do empresário de 91 anos reconhecia já “gravidade da situação”.
“Gostaríamos que soubessem pela família que o nosso avô e fundador do grupo se encontra hospitalizado com prognóstico reservado, devido a doença respiratória”, podia ler-se numa mensagem enviada aos colaboradores no sábado, por Rui Miguel Nabeiro, neto do empresário, que lidera atualmente o grupo.
Rui Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931 em Campo Maior, no Alentejo. O velório será na Igreja Matriz de Campo Maior, a partir das 12h00 desta segunda-feira.
O funeral tem data marcada para a próxima terça-feira, 21 de março, igualmente pelas 12h00, seguindo-se o cortejo fúnebre rumo ao Cemitério Municipal de Campo Maior.
[Notícia atualizada às 17h27 de 19 de março de 2023, com informações sobre as cerimónias fúnebres]