Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Está aberto o autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19 na faixa etária a partir dos 40 anos.
Para agendar a vacina, basta aceder ao site da Direção-Geral da Saúde criado para o efeito. Deve depois selecionar o local e a data mais convenientes, sendo depois contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação.
Deve, então, responder a esse SMS para confirmar o agendamento e depois deslocar-se ao local de vacinação, no dia e hora escolhidos.
O autoagendamento para maiores 40 anos estava previsto para 6 de junho, mas acabou por ser adiado. Para 20 de junho, está previsto o autoagendamento a maiores de 30 anos.
Na semana passada, os cidadãos com mais de 43 anos já puderam agendar a administração da sua vacina contra a Covid-19, três dias depois dos maiores de 45 anos.
Dos 50 anos para baixo, as faixas etárias têm vindo a aceder progressivamente ao autoagendamento.
Portugal já ultrapassou a marca das seis milhões de doses de vacinas administradas.
Desde que se iniciou a vacinação contra a Covid-19 em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, foram recebidas quase seis milhões de vacinas, que foram distribuídas pelos postos de vacinação do continente e das regiões autónomas.
Em Portugal, morreram 17.047 pessoas dos 858.072 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.