O compromisso dos Estados Unidos com a NATO é “inquebrável”. Foi assim que o vice-presidente norte-americano Mike Pence na Conferência de Segurança de Munique arrefeceu o discurso de Donald Trump sobre esta matéria.
Trump, no início deste ano, disse que a NATO era uma organização com muitos problemas. "Em primeiro lugar, (a NATO) é obsoleta porque foi delineada há muitos anos. Em segundo lugar, os países não estão a desempenhar o papel que devem cumprir".
Ainda assim Pence deixou alguns avisos para outros líderes europeus, incluindo Angela Merkel. Pence lembrou que apenas cinco membros da organização incluindo os Estados Unidos gastam 2% do PIB em despesas com a defesa.
“O Presidente dos Estados Unidos espera dos seus aliados que cumpram com a palavra e para a maioria isso significa que chegou a hora de fazer mais”, explicou Pence.
Um dos países que não chega à meta dos 2% do PIB é a Alemanha e a chanceler Angela Merkel prometeu "fazer os possíveis" para cumprir essa meta: “Penso que a NATO é do profundo interesse europeu e da Alemanha, mas também do interesse americano.”
Merkel disse ainda que é preciso ir além das despesas com a defesa, destacando, por exemplo, a importância da ajuda ao desenvolvimento e da prevenção de crises.