Francisco Balsemão e Carlos Moedas são os nomes indicados pelo PSD para o Conselho de Estado, revelou à Renascença fonte oficial do partido.
Neste órgão consultivo do presidente da República - que tem de ser sempre ouvido antes de se dissolver o Parlamento, por exemplo - vão sentar-se também Pedro Nuno Santos e Carlos César, nomes indicados pelo PS, tal como tinha avançado noticiado a Renascença em primeira mão.
O quinto e último elemento do Conselho de Estado é indicado pelo Chega e será André Ventura. Os nomes nomeados pela Assembleia da República vão ser votados numa lista única combinada pelos três maiores partidos, PSD, PS e Chega.
O Conselho de Estado é um órgão consultivo do Presidente da República, constituído por vários membros que ocupam ou ocuparam cargos: presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidentes dos Governos Regionais, antigos Presidentes da República, provedora da Justiça e presidente do Tribunal Constitucional.
Além destes, o Presidente da República tem direito a indicar cinco nomes, que neste momento são: Joana Carneiro, Leonor Beleza, Lobo Xavier, Lídia Jorge e Marques Mendes. E o Parlamento tem direito a indicar outros cinco nomes, nesta última legislatura foram: Carlos César (PS), Francisco Pinto Balsemão (PSD), Manuel Alegre (PS), Sampaio da Nóvoa (PS) e Miguel Cadilhe (PSD).