O Papa nomeou este domingo o cardeal filipino Luis António Tagle para prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. O arcebispo de Manila, nas Filipinas, deixa as suas funções à frente daquela arquidiocese para integrar a Cúria Romana, à frente de um dos setores mais importantes do Vaticano, também conhecido como “Propaganda Fidei”, que abrange toda a presença missionária espalhada pelo mundo.
O cardeal Tagle, de 62 anos, é frequentemente apontado como “papabile”, tendo em conta o seu perfil multifacetado e o facto de ter sido um colaborador próximo dos últimos três Papas.
O antigo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, passa a Grão-Mestre da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Cardeal esteve em Fátima
Quando passou por Portugal, em maio, deu uma entrevista à Renascença. Na altura disse ficar “triste quando oiço os europeus dizerem 'Somos uma velha igreja'”
D. Luis Antonio Tagle, de 62 anos, desempenha desde 2011 o cargo de presidente da Cáritas Internacional; foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012.