O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira que visitará a Ucrânia "certamente no próximo ano", indicando que os pormenores terão ainda de ser ajustados com as autoridades ucranianas.
"Quanto à visita à Ucrânia, certamente no próximo ano e quando ajustado com o Presidente Zelensky e as autoridades ucranianas", afirmou.
O chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas falava aos jornalistas na base militar de Caracal, na Roménia, onde se deslocou para visitar os 212 militares portugueses que ali se encontram no âmbito de uma missão da NATO.
Nesta deslocação à Roménia, o Presidente da República manteve ainda um encontro com o seu homólogo. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "a energia é um problema que pode e deve ser tratado ao mesmo tempo no plano europeu, reforçando a unidade europeia e a autonomia europeia no domínio energético, como no plano bilateral da nossa cooperação".
"Há um vasto domínio de cooperação possível na energia, nas energias renováveis, como no digital entre Portugal-Roménia e Roménia-Portugal", reforçou o Chefe de Estado.